Programas
Formação de Profissionais da Educação
Formação de Profissionais da Educação
Melhoria
da Educação
O Programa Melhoria da Educação proporciona formação continuada para gestores educacionais, tanto no eixo da gestão pedagógica quanto no da gestão administrativo-financeira. Seus princípios são: aliar teoria e prática; partir da experiência do território e valorizá-la; ressaltar o protagonismo das equipes das secretarias de educação na realização dos trabalhos; promover colaboração e troca de experiências inter e intra territórios; articular parcerias reconhecendo diferentes conhecimentos; e promover a redução das desigualdades na aprendizagem.
Em 2018, o Programa foi reestruturado em um processo que envolveu diagnóstico da atuação; oficina de redesenho; consolidação do documento base, que sedimentou as principais decisões estratégicas; seminário para escuta de especialistas e secretários; e, por fim, a estruturação dos ciclos para desenvolvimento das tecnologias.
A partir dessa nova concepção, a seleção dos municípios e arranjos territoriais parceiros passa a incluir consultorias, visitas técnicas e estudos de perfil de cidades com até 500 mil habitantes, que possuam mais de dez mil matrículas urbanas no Ensino Fundamental e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) abaixo da média nacional ou estadual. Já os arranjos territoriais devem atuar por meio de colaboração entre municípios e estados.
Números
horas de formação
presencial
participantes diretos
municípios atendidos
estados
de quatro regiões
do país
é o índice de aprovação
das formações
O Programa já
capacitou
Mais de 4.700 profissionais
1.161 municípios
Parceiros
Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS)
Ambiente
de Formação
O objetivo do Programa Ambiente de Formação é construir espaços de aprendizagem que se baseiem em cinco princípios: sejam ambientes reais e virtuais; promovam a troca de experiência entre os pares; valorizem as experiências prévias; privilegiem a prática e promovam a diversidade.
Propõe espaços de formação com conteúdos disponibilizados em diferentes percursos formativos. Em 2018, foram oferecidos os cursos:
Números
foi o total de
matriculados nas
formações
matrículas nos cursos
presenciais
inscrições nos cursos
on-line
Parceiros
Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
Centro de Referências em Educação Integral
Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS)
Insituto de Tecnologia Social (ITS)
Revista Nova Escola
Letras e
Números
O Programa Letras e Números promove ações que enxerguem a Língua Portuguesa e a Matemática como instrumentos de cidadania, deslocando a visão consagrada de que são “meras disciplinas” para o entendimento de que são elementos constitutivos da vida plena na sociedade.
Promove ou apoia ações de grande relevo, tais como: Escrevendo o Futuro, Leia para uma Criança, Prazer em Ler e Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) – esses dois últimos em parceria com o Instituto C&A, com o Instituto de Matemática Pura Aplicada (IMPA) e o Ministério da Educação (MEC).
Parceiros
Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
Instituto C&A
Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP)
Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA)
Instituto Sidarta
Ministério da Educação (MEC)
Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC)
Leia para
uma Criança
Por meio do Programa Leia para uma Criança, o Itaú Social incentiva a leitura do adulto para e com a criança como uma oportunidade de fortalecimento dos vínculos e da participação ativa na educação desde a primeira infância. Pensando em seu desenvolvimento integral, procura ampliar o repertório cultural pela oferta de literatura de qualidade.
Para alcançar esses objetivos, seleciona livros infantis mediante edital. Em 2018, foram escolhidas para compor a Coleção Leia para uma Criança as obras “Quero Colo!”, de Stela Barbieri e Fernando Vilela, e “Pedro vira porco-espinho”, de Janaina Tokitaka.
Além da distribuição para pessoa física proporcionada pela campanha Leia para uma Criança, foi realizada uma distribuição com foco em escolas, bibliotecas, organizações da sociedade civil (OSCs) e instituições de assistência social. O objetivo é levar os livros a espaços que atendem famílias e crianças de localidades com maior dificuldade de acesso à leitura.
Outra forma de alcançar a população mais vulnerável é por meio das bibliotecas (kit com 100 títulos diversos). Em 2018, foram entregues 262 conjuntos para OSCs, escolas e bibliotecas que desenvolvem ações de leitura com crianças; e 1.200 em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social.
Desde sua criação, o Programa Leia para uma Criança distribuiu mais de 54,6 milhões de livros impressos. Cerca de 15 mil obras foram oferecidas em braile e com fonte expandida.
O Programa passou a oferecer em 2018 uma formação on-line em Mediação de Leitura, em parceria com o Laboratório Emília, visando potencializar o uso dos livros da coleção. As turmas receberam mais de 7.000 inscrições.
Números
milhões de livros foram
distribuidos
obras oferecidas em
Braile e com fonte
ampliada
Livros enviados
para
bibliotecas comunitárias
e públicas nas cinco
regiões do país
escolas munícipais de
educação infantil e
creches públicas e
comunitárias
organizações da
sociedade cívil (OSCs)
Secretarias Municipais
de Educação
Parceiros
Organizações da sociedade civil (OSCs)
Secretarias de Educação
Secretarias de Assistência Social
Escrevendo
o Futuro
O Programa Escrevendo o Futuro contribui para a melhoria do ensino da leitura e da escrita nas escolas públicas de todo país, por meio de ações de mobilização para a formação de educadores envolvidos no ensino da Língua Portuguesa.
Uma das iniciativas do Programa, o portal Escrevendo o Futuro é um ambiente de formação a distância que disponibiliza materiais para o ensino da leitura e da escrita. A plataforma promove a troca de experiências entre os usuários e o contato com desafios e soluções para a prática em sala de aula.
O Programa realiza, ainda, a Olimpíada de Língua Portuguesa. O concurso de produção de textos, desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação, mobiliza professores e alunos de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Em 2018, a Olimpíada passou por uma reformulação com o objetivo de aprimorá-la para atender às demandas dos docentes e às práticas de ensino, processo que envolveu várias etapas de mobilização, reflexão e escuta.
Na formação de profissionais de educação, foram realizados em parceria com as secretarias de educação 28 cursos presenciais, em 26 municípios, com a participação de aproximadamente 2.450 professores de Língua Portuguesa, coordenadores pedagógicos e técnicos de secretarias de educação municipais e estaduais. Por intermédio do portal, foram realizadas 65 turmas dos cinco cursos on-line, mediados ou autoformativos, com 15.660 profissionais inscritos.
Novidades
Números
profissionais
participaram de
formações especiais
em 26 munícipios
participantes se
inscreveram em 65
turmas on-line
Curso On-line |
Turmas |
Alunos Inscritos |
|---|---|---|
|
Sequência Didática: Aprendendo por meio de Resenhas
Caminhos da Escrita
Leitura Vai, Escrita Vem
Avaliação Textual
Nas Tramas do Texto
|
30
29
3
2
1
|
1.350
1.344
6.482
4.491
1.993
|
Parceiros
Canal Futura
Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec)
Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed)
Ministério da Educação (MEC)
União Nacional dos Dirigentes Municipais (Undime)
Olimpíada Brasileira
de Matemática das
Escolas Públicas
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) tem como principal objetivo contribuir para a melhoria do ensino da disciplina no Brasil, estimulando alunos e professores no aprimoramento do conhecimento. O concurso é voltado a estudantes dos Ensinos Fundamental (a partir do 6º ano), Médio e Superior de instituições públicas e privadas de todo o Brasil. É realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada e pela Sociedade Brasileira de Matemática.
O Itaú Social oferece apoio na formação de professores do Programa OBMEP na Escola, formação de alunos do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC Jr.) e elaboração de material didático do projeto Livro Aberto de Matemática.
Números
professores recebem
formação por meio do
OBMEC na escola
alunos medalhistas
participam do PIC Jr.